Dicas para quem está buscando sua primeira oportunidade de trabalho :: Notícias :: JF Empregos - Vagas de emprego em Juiz de Fora e região.

Publicidade

Fechar [x]

Notícias

Orientação

Dicas para quem está buscando sua primeira oportunidade de trabalho


Por onde começar? Do inicio, sempre! Ingressar no mercado de trabalho não é tarefa fácil, mas possível e necessária. É comum que a maioria das vagas pede experiência anterior e competências técnicas especificas, mas nem sempre a regra é essa. Para quem está em busca de uma primeira experiência, fique ligado nas nessas dicas:

1. Faça sempre vários cursos que vão além da grade curricular. Somar conhecimento sempre ajuda na busca por uma oportunidade de emprego. Seja na área de informática, línguas, oratória, ou qualquer outra área que, desperte interesse, é valido. Estar em constante aprendizado irá contribuir de maneira significativa para avaliação de seu perfil;
2. Aproveite toda oportunidade prática que tiver durante sua jornada acadêmica. Estágios, feiras, atividades extraclasse. Sempre que estiver diante de uma chance de colocar em pratica o que aprendeu na teoria, aproveite ao máximo.
3. Participar de ações sociais também é fonte de qualificação. Estar engajado em algum propósito que vá além do universo que te cerca, desperta atitudes positivas em
relação à maturidade e repeito ao próximo. Fique atento em seu bairro, chame um grupo de amigos e se envolva em alguma causa.
4. Faça uma relação de suas competências e habilidades comportamentais. Mesmo não tendo experiência de trabalho, quem busca a primeira oportunidade, já viveu tempo mais que suficiente para eleger algumas de suas competências, seja ela capacidade de comunicação, relacionamento, raciocínio rápido ou criatividade. Pense, observe e pergunte a pessoas que estão mais próximas. Toda informação é bem vinda para esse levantamento.
5. A partir do levantamento de suas habilidades, é hora de escolher áreas que tenha interesse de trabalhar. Começar por segmentos é uma boa opção. Comércio, indústria, administrativo. O que não vale é sair atirando para todo lado e enviando currículo para todas as vagas que encontra. Trace um objetivo. Isso contará muito em uma avaliação inicial de perfil.
6. Monte um currículo, em modelo padrão, com seus dados atualizados, sua experiência acadêmica, seus cursos e seus projetos. Coloque objetivo que pretende e faça relação das três competências que mais ficaram bem ranqueadas em seu levantamento. No texto de apresentação, coloque o quanto deseja aprender e o quanto deseja contribuir com os resultados da empresa.

Começar pode ser uma experiência inicialmente difícil, mas a partir do momento que a primeira oportunidade acontece seu mapa de carreira começa a ser construído.

 

Flávia Gouvêa
Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas
Atuando há 17 anos na área de Gente e Gestão
Proprietária da Populus Consultoria e criadora do Blog e Canal Chovendo Vagas.

Curta a página do JF Empregos no Facebook!



Mais de 3743 empresas divulgando
suas vagas no JF Empregos




VER TODAS AS EMPRESAS