Não sou chamado: o que está acontecendo? :: Notícias :: JF Empregos - Vagas de emprego em Juiz de Fora

Você está utilizando o novo JF Empregos em versão beta. Dúvidas, falhas ou sugestões? Clique aqui.

Notícias

OrientAção

Não sou chamado: o que está acontecendo?


Na maioria das vezes, acessamos as vagas anunciadas em sites de emprego, nos candidatamos a TODAS elas, mas nunca somos chamados.

O que estaria acontecendo? Pensamos em tudo, menos no que de fato poderíamos estar fazendo para afastar nosso perfil dos recrutadores.

O preenchimento dos dados nos campos de elaboração do currículo é uma etapa fundamental, que pode aumentar muito as chances de participação em processos seletivos, bem como pode prejudicar e muito, caso essa etapa seja realizada de maneira inadequada.

Abaixo, evidenciamos alguns erros cometidos no preenchimento do currículo, que acabam não despertando o interesse dos recrutadores.

Atenção às dicas! Aumente cada vez mais suas chances e mostre suas habilidades e competências reais.

Exemplo 1:

  • Candidato com 33 anos de idade no histórico profissional constando 01 única experiência. Mesmo que tenha sido de muitos anos, seria bom lançar não apenas a última, mas pelo menos as 03 últimas experiências profissionais, mesmo que tenham sido em áreas diferentes. Isso irá somar informação sobre perfil do candidato.
  • Não usou campo OBJETIVO onde poderia resumir suas áreas de interesse. Não deixe campos em branco! Use todos os espaços e complemente informações!
  • Poderia ter preenchido campo PERFIL PROFISSIONAL para somar informações, lançando dados sobre a experiência e conhecimento e resultados que já tenha gerado. São informações que irão contribuir no processo de análise de perfil. Não deixe em branco!

Exemplo 2:

  • Os campos sinalizados para preenchimento estão ok. Nesse caso, o conhecimento especifico em uma área de atuação e formação não são compatíveis em nenhum aspecto com os pré requisitos anunciados para vaga.
  • Sem atender em nenhum pré-requisito anunciado, o candidato fica distante da possibilidade de ser chamado para participar de um processo seletivo.
  • Nesse caso, fique atento a vagas que estão relacionadas as suas experiências, competências e objetivos. Ou caso tenha interesse em outras áreas, lance informações anteriores que possa ter vivido que irão ao somar aos pré-requisitos solicitados para vaga anunciada. Pensar de maneira estratégica no momento de lançamento de dados e inscrição em uma vaga anunciada, são ações que irão aumentar ou  reduzir suas chances. A forma de fazer é que vai definir isso!

Exemplo 3 :

  • No campo ESCOLARIDADE, a candidata apenas sinaliza como superior completa (não diz quando nem em qual área); A falta de informação  de cara, já coloca a candidata distante do objetivo de ser chamada.
  • No campo OBJETIVO a candidata não deixa claro o que deseja e também as competências que tem, deixando a informação bem subjetiva;
  • No campo HISTÓRICO PROFISSIONAL a candidata lança a penúltima experiência, mas não detalha o que fazia, perdendo a oportunidade de somar competências e habilidades desenvolvidas nessa experiência.
  • Caso a candidata tenha vivido outras experiências profissionais, mesmo sem registro em carteira de trabalho, poderia lançar e complementar com essa informação no momento da entrevista;

 

ATENÇÃO: Os currículos aqui exibidos tiveram dados alterados para a preservação da imagem dos profissionais.

Flávia Gouvêa
Psicóloga, especialista em Gestão de Pessoas
Atuando há 17 anos na área de Gente e Gestão
Proprietária da Populus Consultoria e criadora do Blog e Canal Chovendo Vagas.

Curta a página do JF Empregos no Facebook!

 



Mais de 3390 empresas divulgando
suas vagas no JF Empregos




VER TODAS AS EMPRESAS